A
diversidade humana vem sendo destacada no ambiente escolar e enfatizada como
condição para a compreensão de como aprendemos e percebemos o mundo.
Mantoan
(2004, p.81) revela-nos que:
A inclusão escolar envolve,
basicamente, uma mudança de atitude face ao Outro: que não é mais um, um
indivíduo qualquer, com o qual topamos simplesmente na nossa existência e com o
qual convivemos um certo tempo, maior ou menor, de nossas vidas. O Outro é
alguém que é essencial para a nossa constituição como pessoa e dessa Alteridade
é que subsistimos, e é dela que emana a Justiça, a garantia da vida
compartilhada.
Nesse
contexto, a Creche Municipal Mercedes Rosa dos Santos promove, através de sua
ação pedagógica, a inclusão de todas as crianças, considerando suas
necessidades cognitivas, sociais, afetivas, psicológicas ou físicas como
especiais. Assim, entendemos “necessidades especiais”, como toda e qualquer
necessidade que a criança precisa para sentir-se segura e feliz no ambiente
escolar.
Mantoan (2006) diz
que a escola não pode continuar anulando e marginalizando as diferenças e nem desconhecer
que o processo de ensino-aprendizado pode ocorrer diferentes maneira sem
ignorar as origens e valores dos alunos.

Portanto, com as
propostas inclusivas se fortalecendo cada vez mais, baseamos nosso trabalho num
caráter investigativo e inovador, fundamentados na formação de valores e na
sustentação de pilares afetivos, cognitivos e psicológicos sólidos,
fundamentais à estruturação saudável da criança.
REFERÊNCIAS
MANTOAN,
Maria Teresa Egler O direito de ser, sendo diferente, na escola. In: RODRIGUES,
D. Inclusão e Educação: Doze Olhares sobre a Educação Inclusiva. São
Paulo: Summus, 2006.
________, Maria Teresa
Eglér. Caminhos pedagógicos da Educação Inclusiva. IN: GAIO, Roberta &
MENEGHETTI, Rosa G. Krob (Orgs.). Caminhos pedagógicos da educação especial.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
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