sábado, 1 de março de 2014

DIVERSIDADE DIVERTIDA!!





 A diversidade humana vem sendo destacada no ambiente escolar e enfatizada como condição para a compreensão de como aprendemos e percebemos o mundo.


Mantoan (2004, p.81) revela-nos que:
A inclusão escolar envolve, basicamente, uma mudança de atitude face ao Outro: que não é mais um, um indivíduo qualquer, com o qual topamos simplesmente na nossa existência e com o qual convivemos um certo tempo, maior ou menor, de nossas vidas. O Outro é alguém que é essencial para a nossa constituição como pessoa e dessa Alteridade é que subsistimos, e é dela que emana a Justiça, a garantia da vida compartilhada.







Nesse contexto, a Creche Municipal Mercedes Rosa dos Santos promove, através de sua ação pedagógica, a inclusão de todas as crianças, considerando suas necessidades cognitivas, sociais, afetivas, psicológicas ou físicas como especiais. Assim, entendemos “necessidades especiais”, como toda e qualquer necessidade que a criança precisa para sentir-se segura e feliz no ambiente escolar.

Como diz Mantoan (2006, p. 16), “Se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos, que reconheça e valorize as diferenças”.


Com esse objetivo, buscamos cumprir efetiva e eficientemente nossa missão de ensinar valores e atitudes, sob o ponto de vista de um comportamento ético, no que se refere à vida, ao ambiente e às relações humanas. Para tanto, toda a comunidade escolar precisa apresentar um esforço contínuo no exercício da educação sem preconceitos, pois incluir é ensinar a todos num mesmo espaço educacional e o princípio da inclusão implica uma mudança de pensamentos e ações, ou seja, de transformação, de tentativas e de propostas.
Mantoan (2006) diz que a escola não pode continuar anulando e marginalizando as diferenças e nem desconhecer que o processo de ensino-aprendizado pode ocorrer diferentes maneira sem ignorar as origens e valores dos alunos.

Desta forma, apresentamos propostas de educação inclusiva, sustentadas e apoiadas pela tolerância e pelo respeito às crianças e às realidades às quais estão inseridas. Nossa metodologia tem como ponto central o convívio com as diferenças e a partir delas, planejamos diversas atividades destinadas a atender todos os nossos alunos, sem exceções.
                        
Portanto, com as propostas inclusivas se fortalecendo cada vez mais, baseamos nosso trabalho num caráter investigativo e inovador, fundamentados na formação de valores e na sustentação de pilares afetivos, cognitivos e psicológicos sólidos, fundamentais à estruturação saudável da criança.


REFERÊNCIAS

MANTOAN, Maria Teresa Egler O direito de ser, sendo diferente, na escola. In: RODRIGUES, D. Inclusão e Educação: Doze Olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.


________, Maria Teresa Eglér. Caminhos pedagógicos da Educação Inclusiva. IN: GAIO, Roberta & MENEGHETTI, Rosa G. Krob (Orgs.). Caminhos pedagógicos da educação especial. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

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